A importância dos Exames Laboratoriais na Medicina Veterinária.

  08/04/2020

Os pets manifestam sinais indiretos que podem passar despercebidos pelos seus tutores. Além disso, como nossos amigos não falam, é difícil entender a origem exata de um determinado problema. E se nós pudéssemos avaliar o animal de dentro para fora sem que ele precisasse nos apontar onde e o que está acontecendo? É aí que entram os exames laboratoriais: eles falam pelos animais.

A medicina veterinária já não é mais aquela em que clínico tinha que literalmente “se virar” sozinho para resolver um determinado caso. Assim como na medicina humana, muitas vezes deve-se lançar mão de exames complementares para que se agregue o maior número de informações sobre o paciente. À medida que cães, gatos e outros animais vêm sendo considerados membros da família, os tutores, por sua vez, estão cada vez mais exigentes e cobram por serviços mais especializados e de qualidade. Já pensou você dar entrada em um hospital com febre alta, dor aguda e com calafrios (sintomas de apendicite) e o médico passar uma dipirona e te mandar pra casa sem nem coletar uma amostra de sangue ou investigar mais a fundo? No mundo da veterinária isso também já é considerado um absurdo.

Então, qual a importância dos exames laboratoriais?
Dependendo do estado geral do seu melhor amigo, eles terão diferentes importâncias:

DIAGNÓSTICO PRECOCE: É aquele momento em que o cão ou gato está aparentemente saudável e ele realiza exames de sangue, urina ou fezes para conferir se está tudo bem, o famoso “check-up”. É sempre bom lembrar que muitos resultados laboratoriais podem indicar alterações antes mesmo do animal manifestar algum sintoma.

DIAGNOSTICAR DOENÇAS EM CURSO: Essa fase é aquela em que o veterinário já examinou o paciente que deu entrada na clínica e então pede exames laboratoriais para obter mais informações e direcionar melhor seu diagnóstico. Muitas vezes os exames servem como triagem e, em alguns casos, são capazes de revelar exatamente a origem do problema.


ACOMPANHAMENTO DO PACIENTE: Nesse caso, o clínico veterinário já tem o diagnóstico da doença e realiza exames complementares para saber como o animal está reagindo ao tratamento. Muitas vezes os nossos companheiros reagem bem às medicações para dor e acabam “melhorando” superficialmente, mas a fonte do problema ainda não foi eliminada. Por isso o exame de acompanhamento é importante.


Quem realiza esses exames?

 

O único profissional capaz de realizar esses exames com qualidade é o médico veterinário com conhecimento em Patologia Clínica (uma das especializações dentro da medicina veterinária). Dentro do laboratório, analisamos diversos tipos de amostras e garantimos que todas elas irão fornecer o maior número possível de informações relevantes. Apesar de sempre estarmos a par da situação do paciente, somos o tipo de veterinário que atua nos bastidores para garantir a saúde e bem estar do seu animal de estimação. Como diz uma sábia professora: “A clínica é soberana, mas a patologia clínica às vezes mostra o problema antes”.



João Luis Baqui Dias
Médico Veterinário | CRMV-SP 37.227
graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do
Rio de Janeiro (UFRRJ) Especialização em Patologia Clínica Veterinária (Qualittas – RJ)

 


Voltar


BLOG UNIVERSO PET

Conheça nosso blog e fique por dentro de tudo sobre o Universo Pet, confira dicas, artigos e muitas novidades.
Veja mais

CONTATE-NOS

Av. Brasil, 700 - Centro
Itupeva - SP

11 4496-1986 | 11 4591-3351

Emergências: (11) 97598-2349

11 97120-6671

contato@animalcenteritupeva.com.br

Copyrights © ITUPEVA ANIMAL CENTER. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Mpsoft Política de Privacidade e Termos de Uso